Acabamento é fundamental para a execução de uma peça. Alguns procedimentos simples possibilitam um resultado final mais bonito e facilitam operações como passar e rebater costura. O pique é um deles.
Basicamente, pique quer dizer picar mesmo, cortar o tecido. É utilizado quando se costura uma peça sobre a outra para depois virar uma delas para o outro lado. Ou seja, em:
- revel, na cava, no decote e no bolso;
- cós anatômico (aquele se que molda ao corpo);
- golas;
- cantos;
- bolsos;
- entre outros.
Principalmente quando a costura é em curva, no momento da vira, é necessário fazer o pique para que o tecido possa ser moldado e acompanhar a curva. Quando se vira uma parte menor para uma maior, naturalmente faltará tecido, ele irá repuxar, e ao rebater a costura poderá ocorrer pregas e enrugamento. É ai que entra o pique.
|
Onde fazer os piques. Fonte: CRIA DA MODA |
|
Piques. Fonte: CRIA DA MODA |
Com uma tesoura que tenha corte na ponta, deve-se fazer pequenos cortes (os piques) no contorno de toda a curva, até se aproximar da costura. Tomando muito cuidado para não ultrapassar o limite da costura, pois essa se romperá.
|
Corte dos cantos. Fonte: CRIA DA MODA |
Quanto mais curvo for, mais próximos deverão ser os piques.
Outra situação em que os pique são necessários é no momento de virar peças que formarão cantos. Neste caso, é preciso retirar o canto para que não haja acumulo de tecido.
Para finalizar, é preciso passar a peça e só então, quando necessário, rebater a costura.