A camisa de seda é a peça chave da temporada, mesmo quando não são de seda. Toda vitrine tem uma camisa em cetim, voal, chiffon. O preço nem sempre é acessível, mas algumas dicas podem ajudar o consumidor a encontrar uma boa camisa de seda "genérica".
A seda é uma fibra natural que é obtida a partir dos casulos do bicho da seda. Os tecidos produzidos com ela são brilhantes e macios. Trata-se de uma fibra como o algodão e o poliéster, que podem se transformar em tecidos fluidos e finos como a musseline (100% poliéster), armados e rusticos como o oxford (100% poliéster), grossos e resistentes como o jeans ( 100% algodão), ou leves e delicados como a cambraia (100% algodão).
Assim, dizer que uma camisa é de seda, não explica muito o seu aspecto visual, é preciso saber qual é o tecido, pois é ele que revela o entrelaçamento dos fios, a espessura, a maleabilidade e a queda do tecido. Há o chiffon de seda, com aspecto semelhante à musseline, ou o cetim de seda, e há o tafetá de seda, encorpado; todos, 100% seda.
Para entender a construção das roupas, aprimorar a costura, as técnicas de modelagem e a combinação dos looks, é fundamental saber diferenciar fibras, de tecidos, e saber adequar as tendências ao bolso de cada consumidor.
Recentemente fiz um estrago em uma banquinha de retalhos de tecidos de seda, na Modateci, em Sorocaba. qualquer tecido, por R$ 9,90 o metro, o que é uma pechincha quando se fala desta fibra. Tenho material para uma 5 blusas, que finalmente comecei a cortá-las. Mas nem todo mundo tem acesso a promoções de tecidos de seda ou sorte de encontrar peças boas em liquidações, por isso, se você costura ou tem uma costureira de confiança, pode comprar musseline, se quiser transparência; cetim, dos macios e finos; crepe koshibo que é mais grosso e pesado que o musseline e, portanto, menos transparente; ou organza, todos 100% poliéster.
Escolhido o tecido, é só caprichar no corte, respeite o fio do tecido, e na costura. Observe as modelagens que estão nas revistas e nas vitrines, as blusas estão mais soltas, mais compridas, nada de camisa exatamente no cós das calças, elas ultrapassam o quadril.
Se vai comprar pronta, observe os acabamentos: costuras, arremates, barra, se há fio puxado. Combine-as com peças mais pesadas, como couro, jeans e veludo cotelê, mas cuidado com os acessórios, prefira os delicados.
Ninguém precisa saber que sua camisa é uma genérica, fica só entre nós!