Acabo de adquirir a minha Janome 2030DC. Modelo que utilizei muito no SESI/SP. O que me motivou a comprar essa máquina japonesa? Não, não foram os pontos decorativos, nem a mesa extensora que a acompanha. No momento da minha decisão, o que de fato me motivou a escolher esse modelo foi, sem dúvida alguma, a costura reta!
Janome 2030DC, comprei na Clickfios. Fonte: CLICKFIOS |
Sim, a costura reta, a costura que mais utilizamos em qualquer peça. Qual a diferença? Visitei recentemente uma feira de patchwork aqui em Curitiba/PR, a 4ª Quilt & Craft Show, e tive a oportunidade de visitar os stands da SINGER, da BROTHER e da JANOME. Sem me deixar levar pelos muitos pontos decorativos, a opção de costurar com ou sem pedal e todas as promoções da festa, fiz apenas uma pergunta para cada um dos representantes: Posso ver a costura reta?
A única que possui pontos realmente alinhados, como a das máquinas industriais é a Janome! E porque optei pelo modelo 2030DC. Pela minha experiencia no SESI. Raramente utilizava mais que 3 pontos decorativos, o modelo 2030DC tem 2 funções que, para mim, são fundamentais: o calcador para casa com apenas 1 passo que já mede o tamanho do botão e deixa a casa prontinha (apesar de estar limitado a casas para botões de 24mm) e a função manter a agulha para baixo ou para cima, o que facilita muito em casos de costuras decorativas ou tecidos finos que exijam muita precisão.
Diferença entre a costura reta, alinhada e a ligeiramente inclinada. Fonte: CRIA DA MODA |
O preço de todas as marcas para modelos similares é muito parecido, mas a desvantagem da Janome é que os calcadores são bem carinhos e a bobina alta utilizada tem que ser a original, que tem a superfície reta e é mais pesada que as similares. O uso dos acessórios corretos preserva a máquina.
Façam suas escolhas, e boa costura para todos!