quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Faça você mesmo: estampando criações...

Estamparia é sempre um diferencial para empresas registarem suas marcas, fixarem seu nome, fazerem-se lembrar. Para mim, funciona mais como uma forma de eternizar um momento, uma ideia, uma ocasião especial, uma fase da vida.
Mas quando se quer estampar apenas uma peça fazer a tela para silk acaba encarecendo muito o produto. Como não existe barreiras para uma mente criativa ou para uma pessoa persistente, o mercado oferece opções para a estamparia caseira, o transfer. Utilizei o recurso para personalizar aventais para as moças que serviram os doces no meu casamento, mais um dos devaneios de Cassiana...




                                                             Fonte: CRIA DA MODA

Se você tem uma impressora em casa, seus problemas acabaram! Rsrs. Compre o papel apropriado para transfer no tamanho A4. Segundo as instruções, é recomendado usar a tinta de impressora para fotos, mas eu não usei não, usei a colorida comum.


                                              Fonte: Kalunga, R$20,30 com 10 unidades

O processo é muito simples, certifique-se que utilizará uma peça 100% algodão.
1- Selecione a imagem que quer estampar no tamanho adequado;
2- Imprima uma em papel comum para conferir detalhes da imagem, tamanho e posicionamento;
3- Imprima a imagem no papel transfer
4- Recorte o desenho deixando uma margem de 1 cm. Isso é muito importante
5- Selecione a peça que será estampada, a imagem já recortada, 1 folha de sulfite comum, o ferro de passar e a tábua;
6- Posicione a imagem sobre o tecido, coloque o sulfite em cima da estampa, e posicione o ferro de passar, pressionando, com força mesmo, sem ficar fazendo movimentos.
Segundo as instruções do produto o tempo para a transferência da imagem para a peça é de pouco mais de 1 minuto, mas o meu demorou bem mais. Conforme de minuto em minuto, verifique puxando a pontinha do papel delicadamente como se estivesse retirando o papel de uma figurinha, ou daquelas tatuagens tipo decalque.
A borda de 1 cm é importante para que não haja falhas na figura estampada, pois na hora de puxar o papel a borda que fica na peça pode ter pequenas fissuras.
Resultado final. Fonte: CRIA DA MODA



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ano sabático: o retorno





Períodos de reflexões e pausas são importantes para adotar novos rumos na vida, novos comportamentos, perceber o que até então permanecia despercebido e, obviamente, revigorar corpo e alma. Assim foi esse meu longo período de pausa com o blog. Não que tenha deixado todos os projetos de lado e embarcado em uma longa viagem sem acesso às tecnologias. Confesso que as transformações que aconteceram na minha vida foram,de fato, significativas: mudança de cidade, de emprego, de estado civil, de cidade e estado, de clima (ai que saudades do calor!), de rotina, mudança até de nome!

Para tantas modificações no mundo real foi preciso esse distanciamento do mundo virtual. Mas meu período sabático se encerrou e anuncio que estou de volta ao mundo do blog, criando, pesquisando e compartilhando informações, ideias e devaneios...