Meu cotidiano no Sesi me fez perceber que o interesse das pessoas pela costura está aumentando. Por um bom tempo, essa arte tão importante e que era passada de mãe para filha, foi deixada de lado, com resultado, estão ai milhares de homens e mulheres que não sabem nem passar a linha na agulha! Por isso decidi iniciar uma série de posts sobre costura: 1 aula por semana.
A primeira aula é sobre os materiais básicos para costura. Para costurar são necessários materiais específicos, encontrados em armarinhos e/ ou boa lojas de tecido.
1- Tesouras: 1 para tecido e 1 para papel - nunca se deve usar a mesma tesoura para as duas funções, muito menos usar a tesoura multiuso - aquela da cozinha - para cortar tecido. Compre duas tesouras e as identifique, amarrando uma fita de cetim ou um retalho de tecido para não as confundir. IMPORTANTÍSSIMO: esconda suas tesouras das crianças e dos homens da casa. Das crianças por motivos óbvios e dos homens pois estes não tem noção alguma, sem dúvida vão acabar usando para cortar a caixa de leite, o pacote de batatas ou para desencapar um fio.
Tesoura para papel
Tesoura de alfaiate
2- Abridor de casas: esse é o melhor amigo a costureira. A função original é a de abrir casas de botões, mas ele é universalmente utilizado para desmanchar costuras, e acreditem, vocês vão precisar! Eu mesma tenho pelo menos 2, morro de medo de ficar sem o meu. Existe um bem pequeno e um outro com cabo maior, eu prefiro o com cabo maior, é mais fácil de manusear, mas a eficiência é a mesma.
Abridor de casas
3- Agulha: de mão e de máquina. Para quem sabe costurar parece óbvio, mas sim, existe diferença entre a agulha para costurar à mão e à máquina. A agulha de mão tem em uma das extremidades a ponta e na outra o furo, onde se passa a linha. Já a agulha de máquina tem tem o furo e a ponta na mesma extremidade. Ambas são vendidas em diferentes grossuras para cada tipo do tecido. Quanto mais grosso for o tecido ou quanto mais dobras de tecidos tiver a costura mais grossa deverá ser a agulha. Recomenda-se ter em casa a agulha 11, 14 e 16, para tecidos finos com poucas dobras, para mais dobras e para jeans, respectivamente.
Agulha de máquina
Agulha de mão
4- Alfinetes: Nunca são demais. Existem os simples e os com bolinhas na cabeça. - alfinetes de cabeça de vidro. Em geral, pela minha experiência cotidiana com aulas, as pessoas preferem as com bolinhas na cabeça, mas tomem cuidado com os alginetes chineses, são mais baratos, mas são moles, sempre vêm uns sem ponta no meio do pacote e enferujam. O melhor é o Corrente de caixinha redonda azul. É mais caro, mas vale cada centavo.
Alfinetes de cabeça de vidro
5- Fita métrica: a fomosa fita da costureira, e tem que colocar no pescoço enquanto trabalha! Existem vários tipos de fitas no mercado, fique atenta a alguns detalhes que fazem a diferença: compre uma fita que de um lado comece do 1 e vá ao 150 e do outro lado do 150 e vá ao 1, evite as que tem um dos lados em polegadas, ou ainda que tenham as medidas em polegadas do mesmo lado da marcação em centímetros, no decorrer do trabalho, o excesso de informações mais confunde que ajuda. Se a sua fita começa com um espaço sem marcação alguma corte esse excesso fora, ele atrapalha o processo de aferir as medidas e exige muito mais atenção. Observe a numeração, ela funciona como uma régua, a base da fita - a parte com o ferrinho - é o zero, o número fica entre duas linhas e a medida só é atingida na linha que está após o número.
Fita métrica
6- Giz de alfaiate: Usado para riscar o tecido e fazer marcações de montagem. Existem em forma de lápis, com capa de plástico, mas densos e mais porosos. Quanto mais sofisticado, mais caro. Tenha mais de uma cor, pois conforme a cor do tecido o giz pode não aparecer. Cores mais usadas: amarelo, azul e rosa. O bRanco também é muito usado, mas pode ser substituído por sabonete. Sabe aquele restinho de sabonete que sempre sobra? Então, deixe secar e use para marcar tecidos, é muito eficiente.
Giz de alfaiate
7- Linha: Você vai usar muita linha. Tenha sempre as cores básicas em casa: branca, preta, creme, marinho, marrom. Mas saiba, para escolher a linha adequada para cada peça é necessário levar o tecido para encontrar o tom correto, faz toda a diferença. Por isso, não faça estoque de linhas coloridas, tenha em casa as cores básicas e quando precisar de uma ou outra cor específica, vá até a loja e compre. Se você costura bastante, não compre as cores básicas em retrós, opte por cones, sabem bem mais barato. E se você não tem experiência com costura, compre linhas 100% poliéster, pois embolam menos, as de algodão costumam dar mais trabalho.
Linha de costura
8- Bobina: para cada tipo de máquina uma bobina. Alata ou baixa, depende o modelo. Não, ainda não inventaram a máquina flex, que funciona comos dois tipos de bobina. Leia o manual da sua máquina e veja qual é o modelo da sua. Na duvida, leve uma até a loja para comprar outra. E uma bobina não é suficiente. Se você vai trabalhar com várias cores, compre várias bobinas, não precisa ser a de metal, as de plástico são muito boas e bem mais baratas, compre várias!
Bobina de plástico baixa
Bobina de metal alta
9- Régua: Compre uma de 60cm de acrílico ou aço, as de madeira são muito grossas e se deformam com o tempo.
Régua acrílica de 60cm
10- Carretilha: Você vai precisar de uma, veja se é reforçada, com base firme. Quanto mais finas forem as pontas melhor é a carretilha. Ah, essa não serve para fazer pastel!
Carretilha
11- Papel para molde: O mais comum é o manilha, mas eu prefiro o Kraft, não é tão mais caro assim, dura muito mais e não tem as pintinhas do papel manilha. Quem usa bastante pode comprar de rolo. Dura muito, sai bem mais barato e é mais resistente.
Papel para molde - Kraft
12- Papel carbono: Não é o mesmo do recibo hein! Trata-se da folha própria para costura. Do mesmo modo que o giz, é necessário ter mais de uma cor, pois dependendo da cor do tecido pode não aparecer. Prefira as cores mais claras: branco, amarelo e rosa. Se precisar de uma cor mais escura compre vermelho ou verde. O preto deve ser evitado, suja o tecido e é difícil de tirar depois.
Papel carbono
14- Corta fio ou tesoura de arremate: Ideal para cortar os execessos de linha, limpar as costuras e fazer o acabamento da peça.
Tesoura para arremate