domingo, 13 de março de 2011

Aula de costura: Costura Dupla

Como fazer costura dupla com a máquina doméstica? É possível? Preciso comprar uma galoneira? Fica boa? Dúvidas infinitas! Respostas simples...


Barra costura dupla
Fonte: CRIA DA MODA
Máquina Galoneira Industrial Zone
Agulha Dupla
Fonte: Clickfios

Sim, é possível costurar na máquina doméstica, simples, com agulha dupla. Aquela que tem duas agulhas presas por uma única haste.
A menos que você tenha um volume muito grande de produção, não há necessidade alguma de investir dinheiro em uma máquina galoneira. Barras rotineiras podem ser feitas com pequenas adaptações em sua máquina doméstica.
Vamos as dicas:
  • Observe se sua máquina executa ponto zigue-zague, se sim, a base onde a agulha entra na máquina para laçar a linha da bobina tem uma abertura suficiente para a entrada de uma agulha dupla. caso contrário, é bem provável que no primeiro ponto você quebrará a agulha;
  • Certifique-se que o ponto de sua máquina está ajustado para costura reta, antes de colocar a agulha dupla;
  • Coloque uma linha no pino superior e uma outra na mesa, preferencialmente dentro de um cone de linha, um pote, algo que deixe o retrós de linha preso, para não enroscar na máquina ou ficar pulando. As máquinas mais novas já possuem dois pinos para colocar duas linhas simultaneamente;
  • Se for costurar malha, encha a bobina com a linha de overloque, aquela que tem o cone maior e tem os fios meio soltinhos. Essa é a linha que permite que o tecido estique sem arrebentar quando vestir a roupa.
  • Agora é só passar as linhas. Passe as duas linhas de cima normalmente pelos guia-fios, as duas juntas, fazendo o mesmo caminho;
  • Coloque a agulha dupla como você colocaria a agulha simples;
  • Passe cada linha de cima em um orifício da agulha dupla;
  • Colque a bobina e lace a linha de baixo normalmente;
  • Pegue um retalho e faça um teste;
Sua máquina estará pronta para executar a costura dupla, mas você precisa tomar aguns cuidados na hora de costurar:
  • Marque a barra normalmente, se já tem prática, com alfinetes, se é iniciante ou gosta de fazer tudo com calma, bem certinho, alinhave;
  • Procure colocar os alfinetes ou fazer o alinhavo, bem próximo ao final do tecido, para garantir que a costura prenda toda a bordinha do tecido e não sobre rebarba;
  • Costure pelo direito do tecido, guiando-se pelas marcações que você fez para prender a barra;
  • Quando estiver se aproximando do final, certifique-se que as costuras irão se sobrepor, o acabamento ficará mais bonito.
Do lado externo você verá duas costuras paralelas, já do lado avesso haverá uma costura zigue-zague. A costura de baixo fica zigue-zague pois é feita por apenas uma linha que tem que laçar as duas linhas de cima simultaneamente.
 Costuras direitro e avesso
Fonte: CRIA DA MODA

Faça o teste.

42 comentários:

  1. Cassiana,
    Esta dica é ótima, dá certo mesmo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou. Essa dica é tão simples, mas tão pouco divulgada!

    Obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  3. E eu que já estava maldizendo minha querida máquina, já até pensava em investir em uma overloque, obrigada pela dica, também achei um vídeo que ajudou muito, mas suas explicações vieram para fazer mais a diferença.

    ResponderExcluir
  4. adorei esta dica,porem,ainda estou com dificuldade,quero apertar um blusa largona de malha,a costura fica perfeita, mas quando desviro pro lado direito fica toda repuxada,estou usando minha maquina reta,o que pode ser,ja tentei varias costuras... ?
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era tudo o que eu queria. Estava cansada de pagar p/reformar minhas roupas. Agora eu mesma façoas minhas barras. Obrigada pela "dica"

      Excluir
  5. Depois de duas horas quebrando a cabeça encontrei as suas dicas e tudo deu certo,obrigada!!! Fabiana

    ResponderExcluir
  6. Não tenho experiência e adorei suas dicas. Resultado foi um sucesso! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Ana Cristina, a primeira vez que usei a agulha dupla não acreditava que daria certo e fiquei impressionada com a qualidade da costura.
    Se quiser que a borda do tecido fique escondidinha pelos pontos do avesso do tecido, alinhave a barra bem próxima a borda do tecido e posicione a agulha dupla deixando o alinhavo bem no meio das duas agulhas. Desta forma não haverá rebarba.

    beijos e obrigada por acessar o blog!

    ResponderExcluir
  8. Que bom Fabiana. Quando a linha de cima estiver muito tensionada ela vai repuxar a linha de baixo, nesse caso é preciso ajustar a tensão da linha.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. sera que da para rebater o cavalo da calça em vez ter que passar duas costura rretas

    ResponderExcluir
  10. Até que dá, mas o avesso vai ficar com zigue-zague e não com duas costuras paralelas. Se for jeans, tome cuidado com o número da agulha, a agulha dupla é muito cara para deixarmos quebrar por descuido, tem que ser grossa.

    Boas costuras!

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Dá para costurar com agulha dupla na JANOME 2008? se sim qual marca de agulha? De quantos milímetros?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da sim eu tenho uma janome 2008 e costureira com ela .Ela aceita agulha da singer eu usei n 11 e 14

      Excluir
    2. Perfeita explicação, muito melhor que o vídeo de uma loja de máquinas que eu vi! Parabéns!

      Excluir
  12. Muitíssimo obrigada. Pensei em comprar um orveloque, mas não precisei. Fico profudamente agradecida. abraços!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a dica, vc disse exatamente o que eu queria saber! Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. boa noite,então amiga,tenho a máquina doméstica singer modelo l408 , mas não sei como fazer costura dupla, pois no manual diz que passagem de linha quando usar agulha dupla (não acompanha os acess´rios da máquina) não sei o que fazer quero muito que a min ha máquina faça costura dupla
    me ajuda amiga, por favor

    ResponderExcluir
  15. gostaria de sabr se esse processo da pra ser feito em acabamento de bikinis aguardo sua resposta .

    ResponderExcluir
  16. Essa costura dá super certo, mas não deixe de por o fio de overlok na bobina.

    ResponderExcluir
  17. meninas me ajudem por favor quero começar a costurar, e minha paixão são roupas de malha ... depois de pesquisar muito me interessei pela maquina janome 2030DC alguem conhece essa maquina? sabe se consigo costurar malha com ela. desde de já obrigada... aguardo anciosa pela resposta.

    ResponderExcluir
  18. achei ótima a dica, mas como sou metido a fazer de tudo um pouco, já vinha fazendo isso antes de ler esse blog, só que na minha fica um friso sobrescalente, não fica liso, mas beleza, criei uma nova costura. É necessário fazer algum ajuste pra que fique liso? prpane@ig.com.br

    ResponderExcluir
  19. Mesmo com o manual em mãos não havia entendido como entendi sua explicação, muito obrigada, agora vou por "a mão na massa" ou seja, vou por em prática. Muito obrigada por existirem pessoas dispostas a ajudar.

    ResponderExcluir
  20. Oi, não sei o que tá errado minha máquina é singer e coloco agulha dupla e tranca ou quebra. O que será que está errado? Abraços...

    ResponderExcluir
  21. Fico feliz por existir pessoas como voce,ja tenho uma maquina reta a mais de quatro anos e so agora vou ter a oportunidade de explora-la como sempre quiz,pois sempre que tentava costurar malha a costura quebrava e eu ficava super frustrada.Sucesso na sua carreira e obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  22. Quando a agulha quebra repetidamente, podem estar acontecendo alguns problemas:
    - a agulha foi colocada errada: com a parte chata na posição invertida, não foi encaixada até o final...
    - a regulagem do ponto está errada: agulha para direita ou esquerda. Desça a agulha movendo o volante manualmente, bem devagar para ver se a agulha bate na barra de proteção da máquina ou se ela entra direto no orifício que dá acesso a bobina da linha de baixo. Confira se o ponto está na costura reta, se estiver no zigue-zague vai quebrar;

    - o mais complicado será se o orifício para a agulha for muito pequeno, suficiente apenas para uma agulha simples, só um furo, ou a fenda muito pequena. Neste caso é necessário procurar um técnico para ver a possibilidade de alteração dessa base;

    - a bobina não é a correta para a sua máquina:pode ser muito baixa, ou muito alta, muito leve, ou muito pesada. o ideal é sempre usar a original da máquina.

    - a linha de cima não está passada corretamente: retire tudo e passe novamente seguindo as instruções da sua máquina;

    - a tensão da linha está muito forte: regule o tensor de linha.

    espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  23. Que bom que minhas informações ajudaram! fico muito feliz! Boas costuras!

    ResponderExcluir
  24. Para regular o aspecto da costura: fio muito puxado, ou frouxo, o ideal é regular os pontos pela tensão da linha de cima no tensor, e na de baixo, pela caixa de bobina. uma boa limpeza na máquina e óleo na caixa de bobina e em todos os furinhos que podem ser lubrificados ajudam bastante!
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Se não for para vender moda praia, essa costura dá certo sim! Mas se for para comercializar, vai de galoneira! Não tem erro, ponto firme, bonito, possibilita regulagem de largura e principalmente, rapidez!

    ResponderExcluir
  26. Olá Cassiana. Gostaria de ver aula de costura com agulha ajour. Vc pode ajudar? Grata.

    ResponderExcluir
  27. Uauuuuuuuuuu... Super de mais essa dica. Estou começando agora sem noção nenhuma. Só tenho tempo de madrugada por isso não tenho como fazer aulas. Amei este post.

    ResponderExcluir
  28. Cassiana, muito obrigada pela explicação. Comprei essa agulha há muito tempo e não sabia como usá-la!
    Vc foi muito didática e assim ficou fácil de entender e de usar!
    Obrigada mais uma vez
    Ana

    ResponderExcluir
  29. Pode me dizer se existe alguma medida de agulha p máquina singer tradition?

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Sou iniciante, mas adorei as explicações sao objetivas e claras. Parabens!!

    ResponderExcluir
  32. mto mto mto bom! minha mãe era costureira e herdei a maquina dela. estou mto feliz com a dica, mais tarde colocarei em prática. bjo

    ResponderExcluir
  33. Faço todo o procedimento de colocação da agulha dupla e linha, assistí vários videos entendí todos (até porque não tem segredo), maas, na hora de costurar não faz nem um pontinho, a agulha dupla (nova) entra e sai do tecido, porém não faz pontos.
    Socorro!

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde. Gostaria de saber se na singer simple 3223 eu consigo usar a agulha dupla?

    ResponderExcluir
  35. Fiz todo o procedimento certinho...mas na hora de costurar so uma agulha costura...a outra não lança os pontos.

    ResponderExcluir