terça-feira, 24 de setembro de 2013

Máquina de costura doméstica: como escolher a sua?

Árdua tarefa de escolher uma máquina de costura, listo aqui alguns pontos importantes na hora de escolher a sua, e não falo como completa leiga no assunto, falo com a experiência de que já utilizou máquinas de costura industriais na faculdade e nos cursos que ministrei no senai, máquinas industriais e domésticas nos 2 anos que tive meu ateliê, máquinas domésticas, em casa, e todos os tipos de máquinas novas e velhas, Singer, Yamata, Elgin, Necchi e Janome, nos quase 3 anos em que trabalhei no Sesi/SP.

Acabo de adquirir a minha Janome 2030DC. Modelo que utilizei muito no SESI/SP. O que me motivou a comprar essa máquina japonesa? Não, não foram os pontos decorativos, nem a mesa extensora que a acompanha. No momento da minha decisão, o que de fato me motivou a escolher esse modelo foi, sem dúvida alguma, a costura reta!

Janome 2030DC, comprei na Clickfios. Fonte: CLICKFIOS

Sim, a costura reta, a costura que mais utilizamos em qualquer peça. Qual a diferença? Visitei recentemente uma feira de patchwork aqui em Curitiba/PR, a 4ª Quilt & Craft Show, e tive a oportunidade de visitar os stands da SINGER, da BROTHER e da JANOME. Sem me deixar levar pelos muitos pontos decorativos, a opção de costurar com ou sem pedal e todas as promoções da festa, fiz apenas uma pergunta para cada um dos representantes: Posso ver a costura reta?

A única que possui pontos realmente alinhados, como a das máquinas industriais é a Janome! E porque optei pelo modelo 2030DC. Pela minha experiencia no SESI. Raramente utilizava mais que 3 pontos decorativos, o modelo 2030DC tem 2 funções que, para mim, são fundamentais: o calcador para casa com apenas 1 passo que já mede o tamanho do botão e deixa a casa prontinha (apesar de estar limitado a casas para botões de 24mm) e a função manter a agulha para baixo ou para cima, o que facilita muito em casos de costuras decorativas ou tecidos finos que exijam muita precisão.

Diferença entre a costura reta, alinhada e a ligeiramente inclinada. Fonte: CRIA DA MODA

O preço de todas as marcas para modelos similares é muito parecido, mas a desvantagem da Janome é que os calcadores são bem carinhos e a bobina alta utilizada tem que ser a original, que tem a superfície reta e é mais pesada que as similares. O uso dos acessórios corretos preserva a máquina.

Façam suas escolhas, e boa costura para todos!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elclenes. Não conheço a máquina, mas pelo que pude ver na internet é um modelo bem simplizinho, ideal pra quem quer a máquina só para pequenos consertos ou fazer barras leves. Se puder, invista em um modelo mais robusto. Vá a uma loja física e veja os modelos disponíveis pessoalmente, mesmo que vá realizar a compra online. Peça explicações, tire suas dúvidas, pergunte como passa a linha, quanto custam os acessórios...

    ResponderExcluir
  3. Oi Carolina, tudo bem? Meu conselho é o seguinte, se você tiver alguma daquelas máquinas singer antigas, tente levá-la ao mecânico e reformá-la, essa máquina era ótima! Ok, não tem, quer gastar pouco, evite as eletrônicas então, tendem a ser mais caras! Já trabalhei com a Janome 2008, é boa, tem costura firme. Ouvi boas referências das novas máquinas da Singer também, as do começo do ano 2000 eram muito fraquinhas, parece que as novas estão melhores. Elgin é uma marca tradicional, vale a pena ir a uma casa de máquinas e pedir para testar.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cassiana,
    Adorei esse post sobre as máquinas. Eu fui picada pelo bichinho da costura e viciei!!! Estou me surpreendendo e a todos a minha volta com minhas peças de roupa, cortina e trabalhos em patchwork. Tenho aprendido com as dicas da internet!!! Porque existem pessoas como você que dividem o que aprendem. Desde já agradeço!
    Atualmente estou em busca da nova máquina de costura, hoje tenho a singer facilita 2818. Na verdade, agora estou namorando a Janome 3160 e a Singer Superb, você conhece essas máquinas? Preciso de uma máquina silenciosa para costurar a hora que quiser e moro em apartamento, que tenha os pontos de caseados para patch aplique e que trabalhe sem o pedal.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog
    simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias,
    é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar,
    eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir
  6. Olá, você poderia nos informar quais os modelos de máquina de costura doméstica mais resistentes? modelos simples, sem bordado, e sem muitos pontos. Obrigada :D

    ResponderExcluir
  7. ESSA MAQUINA SAIU DE LINHA EM MAIO DE 2015 , INFELIZMENTE, SEGUNDO O SITE DA PROPRIA JANOME

    ResponderExcluir