domingo, 13 de fevereiro de 2011

Aula de costura: Costurando

Para quem esperava, nossa segunda aula! Já conhecem os materiais básicos e agora vamos ao que interessa: a costura. Costurar bem depende de treino. Saiba que no começo é um pouco difícil coordenar pé e mão, é como dirigir. É preciso exercitar para pegar o tempo do motor da máquina, não acelerar muito, nem pisar pouco, costurar reto quando é para ser reto e curva quando se pretende fazer uma curva. Manejo de máquina!

Veja o manual de instruções da sua máquina de costura e antes de passar a linha, treine o domínio da máquina. Para tanto, observe no manual como inserir a agulha, ela possui um lado gordinho e o outro achatado. Nas máquinas comuns, não naquelas pretinhas ou verdinhas das nossas avós, as comuns da Singer, Yamata e Janome; nesses casos, as agulhas são colocadas com a parte gordinha virada para vocês e é preciso colocar até o final, certifíque-se de que está bem encaixada e só então aperte o parafuso.

ATENÇÃO: costura feia, ponto irregular e quebra de linha e agulha são consequências de uma agulha mal colocada. 

Para treinar o domínio de máquina imprimam os seguintes exercícios em papel com gramatura 120 ou 150, ou então,  imprimam em papel comum e colem esse papel em outro mais grosso, como o kraft. Ai é só sentar, levantar o calcador ( o pézinho da máquina) com uma alavanca que existe atrás, na direção do calcador; colocar o papel, baixar o calcador, puxar o volante (a roda lateral que faz a agulha descer e subir - puxe sempre na sua direção, nunca volte o volante) para fazer a agulha descer e é só treinar.

Treine o retrocesso - uma função que faz o ponto voltar para reforçar a costura. Procure fazer retrocesso em todo início e final de costura. Veja no manual da sua máquina onde essa função é acionada.

Treine o zigue-zague - veja as variações

Treine o posicionamento da agulha, tente parar a agulha sempre fincada no papel. A Janome tem uma máquina que já tem a função parar sempre com a agulha em baixo - ótima, já testei!

Treine curvas - a idéia é a seguinte, a máquina só faz costura reta portanto, no  momento em que o "tecido" (por enquanto papel hein) chega próximo da agulha ele precisa estar na posição correta. Sempre gire o tecido, de modo que a linha que se pretende costurar pareça reta para a máquina. Ah! e pise devagar... ao menos no começo.

Chega de falatório, seguem os exercícios, são 6, faça na sequência.






Exercícios de manejo de 1 a 6
Fonte: CRIA DA MODA

14 comentários:

  1. Olá!!!
    Muito legal a ideia dessa aula virtual, sou aluna aqui também! =D
    Essa semana faço a impressão dos exercícios pra treinar, e quando terminar eu levo pra você ver.
    Valeu, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Que legal colocar as dicas aqui !! Adoro as suas aulas, o modo que ensina. (não é puxação não hehehehe)
    Já comprei o tecido p/ o tubinho, na cor cinza, comentei que queria um sapato vermelho p/ usar com ele e ... ganhei um bicolor (preto/vermelho) rsrsrsrs

    Até quinta-feira !!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de sua aula hoje um abraco

    ResponderExcluir
  4. Viu só Cíntia, a sala de aula ficou pequena! hehehe Treina mesmo, ajuda bastante!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Hehehehe... Obrigada Sandra, a sala conduz as aulas, tento fazer o melhor, pois a idéia é aprender de modo eficiente e divertido! Quem sabe semana que vem você já não sai com a produção completa? O tubinho vai ficar muito legal...
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Cleusa! Nossa aula foi super produtiva... teve até entrevista! hehe
    beijos... até semana que vem

    ResponderExcluir
  7. Adorrei as dicas
    vou treinar , principalmente para as aulas de patchwork
    ate quinta....

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Que blog maravilhoso...estou fascinada!
    Comprei uma Elgin Genius e está dentro da caixa. Estou louca p/ entrar no curso, já vou começar aqui mesmo! Esses exercícios devem ser realizados sem agulha na máquina? Foi isso que entendi..rsrs
    Parabéns por compartilhar, vc não sabe o bem que tá me fazendo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas, que lindo aqui. Ganhei uma Elgin Genius, e vou fazer um curso em casa com o Instituto Universal Brasileiro.. Mas adorei as dicas e vou fazer o curso por aqui tbm.. Parabéns!! bjos

    ResponderExcluir
  10. eu gostei de fazer este treinamento, parece facil,mas nao é...beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Kika, para executar os exercícios você precisará montar a máquina apenas com a agulha, para simular a realidade da costura, mas sem a linha. Os resultados podem ser melhor observados se olhar o lado de trás da folha, onde os furinhos ficarão "arrepiados".
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que bom Elen, continue treinando... costura é treino!
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Valcilene, é verdade, ninguém dá nada para esse exercício, mas ele é bastante eficaz. Faz com que treinemos a coordenação, o controle do pedal, de velocidade, os cantinhos que são tão ingratos!

    beijos e boa costura!

    ResponderExcluir
  14. minhas máquinas acabaram de chegar, e a costura em cima tá saindo bonitinha, mas quando vira o pano tá desregulado! Deve ser a agulha mal colocada né? Vou verifcar se a parte gordinha está pro meu lado! bjos e obg pelas super dicas

    ResponderExcluir