domingo, 6 de fevereiro de 2011

Aula de costura: Materiais básicos

Meu cotidiano no Sesi me fez perceber que o interesse das pessoas pela costura está aumentando. Por um bom tempo, essa arte tão importante e que era passada de mãe para filha, foi deixada de lado, com resultado, estão ai milhares de homens e mulheres que não sabem nem passar a linha na agulha! Por isso decidi iniciar uma série de posts sobre costura: 1 aula por semana. 
A primeira aula é sobre os materiais básicos para costura. Para costurar são necessários materiais específicos, encontrados em armarinhos e/ ou boa lojas de tecido.

1- Tesouras: 1 para tecido e 1 para papel - nunca se deve usar a mesma tesoura para as duas funções, muito menos usar a tesoura multiuso - aquela da cozinha - para cortar tecido. Compre duas tesouras e as identifique, amarrando uma fita de cetim ou um retalho de tecido para não as confundir. IMPORTANTÍSSIMO: esconda suas tesouras das crianças e dos homens da casa. Das crianças por motivos óbvios e dos homens pois estes não tem noção alguma, sem dúvida vão acabar usando para cortar a caixa de leite, o pacote de batatas ou para desencapar um fio.
 Tesoura para papel

 Tesoura de alfaiate
2- Abridor de casas: esse é o melhor amigo a costureira. A função original é a de abrir casas de botões, mas ele é universalmente utilizado para desmanchar costuras, e acreditem, vocês vão precisar! Eu mesma tenho pelo menos 2, morro de medo de ficar sem o meu. Existe um bem pequeno e um outro com cabo maior, eu prefiro o com cabo maior, é mais fácil de manusear, mas a eficiência é a mesma.

Abridor de casas
Fonte: GJ tecidos
3- Agulha: de mão e de máquina. Para quem sabe costurar parece óbvio, mas sim, existe diferença entre a agulha para costurar à mão e à máquina. A agulha de mão tem em uma das extremidades a ponta e na outra o furo, onde se passa a linha. Já a agulha de máquina tem tem o furo e a ponta na mesma extremidade. Ambas são vendidas em diferentes grossuras para cada tipo do tecido. Quanto mais grosso for o tecido ou quanto mais dobras de tecidos tiver a costura mais grossa deverá ser a agulha. Recomenda-se ter em casa a agulha 11, 14 e 16, para tecidos finos com poucas dobras, para mais dobras e para jeans, respectivamente.

Agulha de máquina

Agulha de mão

 
4- Alfinetes: Nunca são demais. Existem os simples e os com bolinhas na cabeça. - alfinetes de cabeça de vidro. Em geral, pela minha experiência cotidiana com aulas, as pessoas preferem as com bolinhas na cabeça, mas tomem cuidado com os alginetes chineses, são mais baratos, mas são moles, sempre vêm uns sem ponta no meio do pacote e enferujam. O melhor é o Corrente de caixinha redonda azul. É mais caro, mas vale cada centavo.
 Alfinetes de cabeça de vidro

5- Fita métrica: a fomosa fita da costureira, e tem que colocar no pescoço enquanto trabalha! Existem vários tipos de fitas no mercado, fique atenta a alguns detalhes que fazem a diferença: compre uma fita que de um lado comece do 1 e vá ao 150 e do outro lado do 150 e vá ao 1, evite as que tem um dos lados em polegadas, ou ainda que tenham as medidas em polegadas do mesmo lado da marcação em centímetros, no decorrer do trabalho, o excesso de informações mais confunde que ajuda. Se a sua fita começa com um espaço sem marcação alguma corte esse excesso fora, ele atrapalha o processo de aferir as medidas e exige muito mais atenção. Observe a numeração, ela funciona como uma régua, a base da fita - a parte com o ferrinho - é o zero, o número fica entre duas linhas e a medida só é atingida na linha que está após o número.
 Fita métrica

6- Giz de alfaiate: Usado para riscar o tecido e fazer marcações de montagem. Existem em forma de lápis, com capa de plástico, mas densos e mais porosos. Quanto mais sofisticado, mais caro. Tenha mais de uma cor, pois conforme a cor do tecido o giz pode não aparecer. Cores mais usadas: amarelo, azul e rosa. O bRanco também é muito usado, mas pode ser substituído por sabonete. Sabe aquele restinho de sabonete que sempre sobra? Então, deixe secar e use para marcar tecidos, é muito eficiente.

 Giz de alfaiate
 
7- Linha: Você vai usar muita linha. Tenha sempre as cores básicas em casa: branca, preta, creme, marinho, marrom. Mas saiba, para escolher a linha adequada para cada peça é necessário levar o tecido para encontrar o tom correto, faz toda a diferença. Por isso, não faça estoque de linhas coloridas, tenha em casa as cores básicas e quando precisar de uma ou outra cor específica, vá até a loja e compre. Se você costura bastante, não compre as cores básicas em retrós, opte por cones, sabem bem mais barato. E se você não tem experiência com costura, compre linhas 100% poliéster, pois embolam menos, as de algodão costumam dar mais trabalho.
 Linha de costura
 
8- Bobina: para cada tipo de máquina uma bobina. Alata ou baixa, depende o modelo. Não, ainda não inventaram a máquina flex, que funciona comos dois tipos de bobina. Leia o manual da sua máquina e veja qual é o modelo da sua. Na duvida, leve uma até a loja para comprar outra. E uma bobina não é suficiente. Se você vai trabalhar com várias cores, compre várias bobinas, não precisa ser a de metal, as de plástico são muito boas e bem mais baratas, compre várias!
 Bobina  de plástico baixa
 Bobina de metal alta

9- Régua: Compre uma de 60cm de acrílico ou aço, as de madeira são muito grossas e se deformam com o tempo.
Régua acrílica de 60cm
Fonte: MData

10- Carretilha: Você vai precisar de uma, veja se é reforçada, com base firme. Quanto mais finas forem as pontas melhor é a carretilha. Ah, essa não serve para fazer pastel!
 Carretilha

11- Papel para molde: O mais comum é o manilha, mas eu prefiro o Kraft, não é tão mais caro assim, dura muito mais e não tem as pintinhas do papel manilha. Quem usa bastante pode comprar de rolo. Dura muito, sai bem mais barato e é mais resistente.

 Papel para molde - Kraft

12- Papel carbono: Não é o mesmo do recibo hein! Trata-se da folha própria para costura. Do mesmo modo que o giz, é necessário ter mais de uma cor, pois dependendo da cor do tecido pode não aparecer. Prefira as cores mais claras: branco, amarelo e rosa. Se precisar de uma cor mais escura compre vermelho ou verde. O preto deve ser evitado, suja o tecido e é difícil de tirar depois.
Papel carbono


14- Corta fio ou tesoura de arremate: Ideal para cortar os execessos de linha, limpar as costuras e fazer o acabamento da peça.
 Tesoura para arremate

27 comentários:

  1. Cassi!!!

    Adorei a idéia do curso! Mal posso esperar pra próxima aula!

    Bicocas,

    Cá.

    ResponderExcluir
  2. Sabia que vc ia gostar!!! Estou preparando aulas ótimas!!! beijos

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoooosa!!! Coisa boa é encontrar quem goste de transmitir o que sabe. Pode estar certa que não faltará quem queira aprender com você, eu serei uma grande interessada. Tudo de bom, saúde e prosperidade sempre. Beijos.

    Rosa

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha encontrar seu Blog!
    Quero muito aprender esta arte!
    Já estou te seguindo!
    BJ
    Zuka

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das dicas, Obrigada pela ajuda.

    Sussu....

    ResponderExcluir
  6. Que otimo adorei estava precisando de um blog como esse para aprender a costurar
    obrigado.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Adorei este blog, não sei se vou aprender direito pois costura é muito complicado mais vou me arriscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai aprender sim! É só começar e ter paciência.

      beijos

      Excluir
  8. Olaa,antes de mais adoreii este blog tem tudo aquilo que preciso.
    Eu adoro moda desde pequena e adoro desenhar o meu problema e fazer com que saiam do papel. Apenas preciso de uns conselhos se poder responder para o meu email beatriz.seidi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. oiie eu amei tudo,mas como faço pra encontra todos esses intem num mesmo lugar!é bom que já começo a conhecer mais sobre o que quero realmente ,é com essa aula de costura-materiais basicos me entusiasma mais para querer continuar.bjuuuu_uuu obg espero ver mais coisas aqui..*>*

    ResponderExcluir
  10. Sou uma eterna apaixonada por costura, comecei a aprender a costurar com 15 anos, fiz vários cursos de modelagem faço da costura um artesanato. Vc está de parabéns com seu blog que sabe essa meninas de hj se interessam um pouco mais por essa maravilhosa arte e quem faz disso uma profissão posso dizer que é muito rendoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, até pouco tempo a costura estava esquecida e mal vista, mas voltou a ser considerada algo bonito e desejável. Acredito que as meninas de hoje serão as boas costureiras de amanhã!

      Obrigada por acessar o blog

      beijos

      Excluir
  11. Cassiana parabéns pelo blogs simplesmente amei e ao mesmo tempo bateu o desespero pois a maioria dos blogs postam uma coisa ou outra e abandonam mais graças a Deus voce leva a serio o seu trabalho e o blogs estar atualizado obrigada. Pois eu e minha filha decidimos entrar nessa profissão desafiadora e maravilhosa ou seja vamos devorar os seus conhecimento obrigada por partilhar conosco. E vamos lhe perturba risos... Assim que encontrei eu salvei nos favoritos no pc foi a minha salvação pois fui a outras postagem dentro do blgs e não encontrei meios de falar com voce ou mandar uma mensagem. Pois quero sempre poder estar em contato com você sucesso querida e novamente parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Telma. Espero que você e sua filha tenham sucesso e se realizem no mundo da costura e da moda. Pode me questionar quando quiser, pedir mais dicas, dar sugestões. Por enquanto o único veículo para isto é adicionar comentários.

    beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Aline, procure um armarinho no centro da cidade. Não sei onde mora, mas em geral, os armarinhos tem uma boa parte destes materiais. Existem também algumas lojas online. Já comprei muitas coisas no site da Aslan.
    beijos e boas compras!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Rosa, espero que visite o blog sempre! beijos!

    ResponderExcluir
  15. Beatriz, vou enviar um e-mail para saber quais são suas grandes dúvidas, mas pode perguntar por aqui também!
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Marlene, espero que meus posts a ajudem a descobrir as maravilhas da costura.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Que bom Sussu.

    Obrigada por acessar o blog!
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Cassiana,
    venho parabenizar pelo blog e agradecer as dicas para as/os iniciantes(como é meu caso) na arte da costura.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. eu tambem adorei suas dicas gostaria de aprender mais

    ResponderExcluir
  20. Mais uma aluna... cheguei atrasada, mas vou acompanhar os próximos posts.

    ResponderExcluir
  21. Adorei, explicou de forma clara e objetiva. Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Obrigada, pela gentileza! 🙏🙌🏵️💐

    ResponderExcluir
  23. Eu tbm gostei quero saber o nome do papel e achei

    ResponderExcluir