terça-feira, 14 de junho de 2011

Aula de costura: Troca de elástico

Aproveitando a dica da leitora Alessandra, vamos à aula de hoje. Vocês sabem como calcular o tamanho do elástico para colocar nas peças de roupa? Calça, cueca, saia... afinal como é feito o cálculo?

Trata-se de uma operação matemática muito simples: a medida do elástico é igual à 3/4 da medida da cintura.

Fácil né? Mas como costurar?

1°  corte o elástico do tamanho necessário;
 2° Costure as pontas do elástico com costura zigue-zague;
 3° Posicione o elástico na peça, no lado avesso da peça, bem próximo a extremidade superior;
 4° Marque cada quarto da cintura da peça e do elástico e costure com uma costura reta. Sim, o elástico é menor que a cintura, afinal tem só 3/4 da medida da cintura, mas a idéia deste passo é fixar o elástico em pontos de apoio para facilitar a costura;
5° Dobre a borda da peça para o avesso, como na figura abaixo; 
  
6° Costure a peça pelo direito, com agulha dupla.

Fonte: CRIA DA MODA
Perdeu a aula de como costurar com a agulha dupla? Veja aqui, no blog CRIA DA MODA


Alguma dúvida?

5 comentários:

  1. Adorei esse post, eu costuro mas às vezes tenho algumas dúvidas!

    www.atelierartedecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Depois de trocar o elástico faz o que?
    Aguardo instruções. rs =)

    ResponderExcluir
  3. OLA, TENHO UMA DUVIDA COMO EU POÇO COLOCAR ELASTICO EM CALÇAS E BLUSA? POIS QUANDO EU CRESCER QUERO SER ESTILISTA DE MODA, E JA TO QUERENDO ME PREPARAR SE CONSEGUIR ME ENVIAR MAIS DICAS, EU AGRADEÇO POIS QUERO ME PREPARAR PARA O FUTURO. ASS; TEKA MEU E-MAIL : STEPHANY.VACCARO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.

    Vocês sabem alguma forma de pregar elástico que tenha desenho de forma que esse desenho fique centralizado bem no meio da cueca?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia eu queria saber o tamanho serto de elástico na calcinha p m g gg na cintura e pernas
    Da calcinha

    ResponderExcluir