quarta-feira, 6 de junho de 2012

Aula de costura: Poncho

O feriado promete frio e chuva, que tal fazer um poncho para se aquecer?
Ponchos. Fonte: Looklegal
Poncho, o nome parece me o antiquado, mas é esse mesmo, podemos fazê-lo em versão mais chique e rápida, o que é bem interessante! A proposta para essa postagem veio da minha aluna e leitora do blog Claúdia.





Hoje já é possível comprar tecidos que parecem ser de tricô manual por metro nas lojas de tecido. Comprei um lindíssimo esses dias e acho que vou seguir minha própria dica e transformá-lo em um poncho! hehe
A ideia do poncho é bem simples, um pedaço de tecido dobrado com um buraco para a cabeça que cai sobre os ombros. E a  o modelagem é exatamente essa!

Vejamos o modelo:

Poncho usado por Kim Kardashian. Fonte: Celebrity Fashionista

1- Separe uma malha de 1,40m por 1,40m



2- Se quiser fazer o barrado, separe mais 30cm  por 1,40 m de outro tecido. Lembre-se tecidos com elasticidade diferentes como uma malha e um tecido plano são mais difíceis de serem costurados juntos, se for sua primeira peça ignore o barrado ou escolha os dois tecidos iguais, mudando apenas a cor.

3- Com uma fita métrica envolva seu pescoço e tire a medida do decote do poncho. Preste atenção, se tirar o contorno exato do pescoço a gola vai ficar bem justa. Deixe a fita frouxa e tire a medida aproximadamente 10 cm abaixo do pescoço. ( + ou - 60 cm)


4- Dobre o tecido maior ao meio, unindo extremidades opostas.




5- Dobre novamente ao meio, fazendo um triângulo com a metade o tamanho.

6- No canto que só tem dobras de tecido, sem bordas, marque  a medida de 1/4 do decote. Posicione a  fita métrica em pé e marque na peça com giz de costura.




7- Corte, essa será a abertura para a cabeça.


8- Com essa medida, trace a gola em um papel. Quanto mais folgada e caída você desejar a sua gola, maior terá que ser a altura da mesma. Faça um retângulo da medida da metade do decote pelo dobro da altura altura da gola (gola de aproximadamente 40 cm) No exemplo citado  30cm x 80 cm




9- Marque o centro, saia 10 cm de cada lado e una novamente a figura.



10- Corte  duas vezes no tecido.

11- Una as laterais que foram redesenhadas.


12- Ela ficará tubular com a forma do molde.

13- Dobre ao meio deixando a parte mais larga para cima e encontrando as pontas da parte mais estreita.


14- Agora costure a gola no contorno do decote. Como a gola é bem longa e folgada você pode unir pelo direito da peça, pois assim, quando estiver vestindo o poncho,  a gola se dobrará sobre a costura e a esconderá.


15- Agora corte as tiras da borda do poncho. Elas terão 1,40m por 6cm. Posicione uma ao lado da outra e corte os cantos como na figura.





 16- Costure como uma moldura e posicione sobre o poncho. Dobre as bordas para fazer o arremate e e presponte.

17- Se quiser incrementar ainda mais seu poncho, pode colocar um vivo (uma bordinha) entre a costura da moldura e do poncho.


Agora é só usar! Fácil?

3 comentários:

  1. Olá,
    Nunca costurei à máquina, mas ando com imensa vontade de aprender. Gostava de fazer um Poncho e a sua explicação está fantástica. tenho uma dúvida, neste poncho não usou tecido para forrar internamente. Resulta bem assim? Gostava ainda de saber como fazer para tirar as pontas que irão cair sobre os braços, pois o poncho da Kim Kardashian não tem pontas nos braços.
    Muito obrigada.

    Cristiana

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tb gostaria de saber como fazer para tirar as pontas que irão cair sobre os braços, pois quero fazer um.
    Obrigada, Eli

    ResponderExcluir