terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aula de costura: Primeiros pontos

Os primeiros pontos a gente nunca esquece... principalmente porque não são lá tão bons! A gente costura torto quando é pra ser reto, e reto quando se deseja uma curva. A linha sai da agulha, o ponto fica frouxo, a agulha quebra, o tecido enrosca, embola tudo... ihhhhhhhh

Acreditem, isso é pra tentar animar vocês e despertar o desejo pela costura! hahaha Sério.
Algumas dicas básicas:

1- Localize e leia o manual de instruções da sua máquina;

2- A máquina não funciona se não estiver ligada! Verifique se está conectada à rede elétrica e/ ou se o botão de liga foi acionado;

3- Verifique como encher a bobina, como passar a linha e como colocar a agulha: as máquinas mais novas tem numerações em destaque, é só seguir os números. Se a sua não tem, use uma caneta permanente e numere a sequência, ajuda bastante;

4- Não inicie a costura antes de estar com as duas linhas juntas. É preciso segurar o fio que vem de cima - da agulha -, puxar o volante - a roda que faz a agulha descer e subir - e laçar a linha de baixo - a que vem da bobina;

5- Posicione o tecido, veja se o calcador - o pézinho da máquina - está abaixado, dando firmeza ao tecido. Existe uma alavanca e faz o calcador subir e descer.

6- Baixe a agulha, sempre puxando o volante em sua direção, nunca empurre o volante. Se for preciso subir a agulha, continue puxando até que ela suba. O volante desce a agulha, simultaneamente é dada uma laçada com a linha da bobina, quando o movimento é feito no sentido contrário a linha enrola na laçadeira - peça onde se encaixa a bobina e a mais cara da máquina - e trava a máquina;

7- Segure as duas linhas com a mão direita, em direção ao centro da máquina de costura. Segure mesmo, se não segurar com certa tensão, ao acionar o motor a linha de cima volta e sai da agulha e/ ou as linhas voltam e enrolam na laçadeira. ai acontece uma série de coisas: um nó no início da costura, o início da costura embolado, prender o tecido, pontos sucessivos que não saem do lugar...,

8- Acione a alavanca ou o botão do retrocesso para reforçar a costura inicial e...

9- COSTURE...

10- Treine, treine e treine, uma hora fica bom!

Máquina de costura e suas partes:
Máquina de costura e partes
Fonte: Click Fios

3 comentários:

  1. Olá
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog.
    Meu nome é Raquel e sou responsável por parcerias de diversos sites e gostaria de lhe convidar para ser nosso parceiro também, possuímos diversos sites relacionados a mais de 30 tipos de categoria como: moda, automóveis, maquinas, imóveis, eletrônicos etc, todos com ótimos posicionamento no Google e grande número de acessos onde poderíamos trocar links, um dos nossos sites que inclusive é relacionado a esse post é esse.
    www.maquina-de-costura.com

    Lembre-se esse é apenas um dos sites que possuímos temos outros diversos para parceria.
    Vamos conversar mais a respeito.
    email: raquelmoreira100@gmail.com
    Msn: raquelmoreira1000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola deixa eu falar uma coisa simples mas que da resultado principalmente para quem mora no litoral e tem maquinas das antigas. use ela com certa frequência pois as maquinas antigas são de metal e qualquer ferrugem por menor que seja vc não consegue regular os pontos e ele embola na caixa da bobina a própria linha quando passa vai polindo as partes metálicas e ela funciona bem por mais tempo (USE MUITO SUA MAQUINA)e bom trabalho

    ResponderExcluir
  3. Isso tudo q vc relatou aconteceu comigo pensei até q fosse defeito na máquina. Agora fico mais tranquila depois de ler esse blog!!